sábado, 18 de fevereiro de 2017

AS PLANTAS AROMÁTICAS

Cozinhar com ervas aromáticas é muito saudável e recomenda-se o seu uso, em troca de condimentos menos saudáveis, como é o caso do sal. Além das suas características aromáticas e dos seus distintos sabores, as plantas aromáticas, são também muito utilizadas como tratamento natural para dores e outros problemas de saúde. . Existem dezenas de ervas aromáticas que podem ser cultivadas, algumas mais tradicionais do que outras.



Conheça algumas ervas aromáticas, suas propriedades terapêuticas e usos culinários.
Alecrim:  realça o sabor de aves e da carne, suas folhas contem um óleo. É, também, empregue em unguentos contra dores musculares. Acredita-se o chá de alecrim alivie as dores de cabeça.
Artemísia:  é indicada como estimulante do apetite e contra dores de cabeça, enxaquecas, cólicas e doenças das juntas como reumatismo e artrite.
Beldroega: as folhas e os talos são consumidos na forma de saladas e têm propriedades laxativas e diuréticas. Alguns fitoterapeutas consideram-na útil no tratamento de bronquites e problemas estomacais.
Cebolinha: realça o sabor de batatas, sopas e cozidos. A cebolinha contém enxofre, que pode reduzir a pressão arterial se consumida em grande quantidade.
Coentro: o sabor forte de suas folhas enriquece molhos e pratos à base de aves e de vegetais. Recomenda-se mascar as folhas ou as sementes para alívio da indigestão.
Dente-de-leão: considerada, por muitos, uma erva-daninha, o dente-de-leão é uma planta com muitas propriedades terapêuticas. As raízes e as folhas (ricas em vitamina C) têm efeitos diuréticos, laxativos e depurativos.
Endro: utilizado em picles, nas sopas, nos molhos para saladas e nos pratos à base de peixes, o endro também alivia gases intestinais. É comum dar chá de endro bem fraco a bebés com cólica.
Erva-doce ou anis: consumida na forma de chá, tem efeito calmante, diurético, antiasmático e digestivo. Ingerido regularmente durante o período de amamentação, costuma aumentar a produção de leite materno.
Hortelã: as folhas dão sabor às frutas, aos sorvetes e à carne de carneiro. O chá de hortelã auxilia a digestão; quando mascadas, as folhas refrescam o hálito.
Louro: usada como tempero de sopas, guisados e cozidos, as folhas de louro também podem ser utilizadas em chás, proporcionando alívio contra gases.
Manjericão: base de diversos pratos, o manjericão, quando utilizado em grande quantidade, funciona também como fortificante e antigripal. Acredita-se que o óleo desta planta sirva como repelente contra insetos.
Orégano: muito utilizada em recheios, nas saladas e nos pratos à base de tomate, as folhas do orégano são consideradas digestivas e descongestionantes.
Salsa: quando consumida em porções de pelo menos 30g, contém uma boa quantidade de vitamina C (no caso da salsa fresca), cálcio, ferro e potássio. A salsa também é rica em BIOFLAVONÓIDES, monoterpenos e outras substâncias anticancerígenas.
Salvia: usada em muitos pratos de aves e carne de porco preparadas com recheios à base de pão. O chá de sálvia é usado como digestivo e como líquido para bochechos e gargarejos, agindo contra gengivites, aftas e inflamações da garganta.
Tomilho: erva favorita da tradicional cozinha italiana, o tomilho é usada também em chás, para aliviar distúrbios intestinais, em gargarejos, contra inflamações da garganta, e em xaropes, para tratamento de tosses e congestões respiratórias.

Muitas das ervas são cultivadas exclusivamente devido a suas propriedades medicinais.
Babosa (aloe vera): as folhas libertam um visgo que pode ser usado topicamente para curar queimaduras e ferimentos leves. Alguns livros recomendam a ingestão desse visgo por suas propriedades tônicas e curativas. Cura ulcera, gastrites e inflamações no estomago entre outros.
Flor de primavera:  o emprego da flor de primavera é eficaz no tratamento do LÚPUS e de certos tipos de ARTRITE inflamatória, dos sintomas pré-menstruais, de dores nas mamas e de diversos outros distúrbios. Cuidado: o ácido gama linoléico reduz a capacidade de coagulação, seu uso pode trazer problemas de sangramento, principalmente nas pessoas que consomem aspirina ou remédios para afinar o sangue.
Ginseng: os chineses usam o ginseng para fortalecer o sistema imunológico, aliviar a febre e a dor, acelerar a cicatrização, curar a depressão e a fadiga e tratar problemas de impotência.

Sem comentários:

Enviar um comentário