quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

FLORES NA HORTA


As flores na horta são necessárias, pois protegem as culturas agrícolas, atraindo insetos benéficos. Há flores que são capazes de acabar com algumas pragas na horta, outras têm propriedades que funcionam como repelente dos insetos nocivos para as culturas. Existem, ainda outras, que são como íman para pragas. Essas pragas, em vez de afetarem as culturas,  vão atingir nas suas flores preferidas.
 As flores são, também, importantes para atrair os insetos polinizadores que são fundamentais para fertilizar as flores de todas as culturas que necessitam da polinização para se produzirem.
Algumas flores que devemos ter na sua horta:
Alecrim
: o alecrim é capaz de defender-se da larva da couve e da mosca da cenoura. Atrai polinizadores.  
Alfazema e Lavanda: atrai abelhas, zangões e borboletas.
Calêndula: repele pulgões, percevejos, mosca branca e nematodes. Repele o escaravelho do espargo. Atrai muitos insetos benéficos para uma horta
Cidreira: é uma planta medicinal usada como repelente de insetos, sendo muito efetiva contra moscas, mosquitos e formigas.
Coentro: o coentro, largamente utilizado na cozinha, é eficaz no controlo de afídios e ácaros.
Cravo: planta-se para acabar com as pragas de nematodes, cochonilhas e outros animais que atacam as raízes das plantas.
Flor-de-chagas : também conhecida como flor-de-sangue ou agrião-do-méxico, é uma flor que pode ser comestível, sempre e quando se cultive sem o uso de pesticidas. Repele nemátodos, vermes que atacam e matam as plantas, e insetos. Mantém os bróculos livre de pulgões, as abóboras livres de vermes. Afasta o pulgão, caracóis e formigas.
Funcho: amplamente utilizado em saladas e, nalgumas culturas, em confeitaria e licores. Tem a capacidade de repelir as larvas
Gerânio: para além de ser uma planta muito bonita e com flores de várias cores, os gerânios ajudam a proteger a horta. É um repelente natural de insetos.
Hortelã: o odor da menta repele leptidópteros, como as traças, formigas e ratos. Nos limites da horta afasta as formigas. Também repele roedores. Atrai abelhas, zangões e borboletas. Ajuda a controlar as pragas de insetos.
Manjericão: repele e afugenta a mosca branca, mosquitos, moscas e percevejos. É muito usada em cultivos de tomates e pimentos. Atrai polinizadores, aumentando assim a produtividade das plantas.
Sálvia - é uma grande parceira do alecrim. Atrai polinizadores.
Tagetes: vulgarmente conhecido como cravo-de-defunto, por possuir odor considerado forte e até desagradável, ele é um ótimo repelente natural de muitos insetos e protege contra os nematóides.
 Tomilho: esta planta, muito utilizada na cozinha, requer pouco cuidado e tem preferência por terras firmes. O tomilho praticamente não tem inimigos. Afasta a larva da couve. Atrai abelhas e repele insetos indesejáveis. 





Sem comentários:

Enviar um comentário